Em entrevista com o endocrinologista Bruno Halpern, vamos apresentar os erros mais comuns na alimentação. Fique de olho!
Uma alimentação equilibrada é a base para uma vida saudável. Quem pratica este hábito sabe dos benefícios que está causando ao corpo e à mente, proporcionando ainda mais qualidade de vida. Nessa correria do dia a dia, as pessoas cometem erros que os levam ao ganho do peso e acabam adquirindo algumas doenças que, em casos mais graves, podem ser fatais.
Em entrevista com o doutor Bruno Halpern, endocrinologista, levantamos um dado alarmante. Actualmente, 50% da população adulta do Brasil tem sobrepeso e 15% dessas pessoas são obesas.
Segundo o doutor, há uma conta básica que pode ser feita para saber em qual categoria você se encaixa. É a famosa tabela do IMC - Índice de Massa Corporal. A conta é muito fácil. Basta você dividir o seu peso pela altura ao quadrado. Os resultados indicam até sete situações diferentes.
Veja:
Abaixo de 17 - Muito abaixo do peso
Entre 17 e 18,49 - Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,99 - Peso normal
Entre 25 e 29,99 - Acima do peso (sobrepeso)
Entre 30 e 34,99 - Obesidade I
Entre 35 e 39,99 - Obesidade II (severa)
Acima de 40 - Obesidade III (mórbida)
Quais são as causas do sobrepeso?
Genética: uma família que já enfrenta esse problema acaba passando para as gerações seguintes.
Sedentarismo: afecta directamente no ganho do peso, fazer uma actividade física regular auxilia e muito.
Stress e ansiedade: factores ligados ao mundo moderno. Afecta de forma emocional e as pessoas descontam na comida.
Alimentação inadequada: quem não tem regras de horários, de quantidade e muito menos de qualidade.
Mais riscos para as mulheres
O doutor Bruno explica que, para as mulheres, a tendência do sobrepeso e obesidade pode ser ainda maior, devido a alguns factores exclusivamente femininos. "As mulheres que estão na menopausa ganham muito peso por causa dos hormônios. Tem ainda a questão psicológica como o ganho de peso pós-casamento. Ou então a dificuldade em emagrecer no pós-gestação. E não podemos esquecer daquelas mulheres que têm TPMs (Tensão Pré-Menstrual)", afirma Bruno.
Como fazer?
Para o especialista, é possível comer de tudo, de forma moderada. Além disso, uma alimentação equilibrada melhora o hábito intestinal. Os alimentos antioxidantes (frutas, principalmente) combatem o envelhecimento precoce e a predisposição a problemas cardíacos, câncer, diabetes, colesterol alto e obesidade.
Por isso, é fundamental ficar de olho na sua saúde. Na dúvida, procure um endocrinologista. O especialista saberá te ajudar! Nunca é tarde para se cuidar.
Alimente-se bem aproveitando os alimentos integralmente
Você sabia que dá para se alimentar de forma bastante saudável sem gastar muito? Isso porque existem alimentos que podemos aproveitar de forma integral.
Veja:
- Folhas de: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, etc:
- Casca de: batata inglesa, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, etc:
- Talos de: couve-flor, brócolis e beterraba:
- Entre-cascas de melancia e maracujá:
- Sementes de: abóbora, melão e jaca:
- Nata:
- Pés e pescoço de galinha:
- Tutano de boi.[Fonte: ONG Banco de Alimentos ]
Até a próxima !!!
Sem comentários:
Enviar um comentário