sexta-feira, 12 de julho de 2013

As Calorias são realmente o que mais importam em uma dieta?

Tabla calórica de alimentos: frutas, verduras y más (pdf incluído)
A primeira atitude de quem quer emagrecer é diminuir a quantidade de calorias ingeridas por dia. Só que alguns alimentos, independente do valor calórico, podem interferir e muito na dieta.

De nada adianta diminuir as calorias se continuar ingerindo alimentos gordurosos!

Pensem comigo: Se a maçã, por exemplo, tem em torno de 80 cal. E o brigadeiro, também. Você vai comer um brigadeiro só porque tem a mesma quantidade de calorias que uma maçã? E os nutrientes, onde ficam?

E não é só isso! Um dos maiores exemplos é a frutose e a glicose, que são dois tipos de açúcar. A diferença é que a frutose, como o próprio nome já diz, vem de frutas e alimentos naturais. Mesmo os dois açucares tendo o mesmo valor calórico, a frutose é muito mais saudável e mais pobre em gordura.

Se você ingerir proteínas, ocorre o aumento da taxa metabólica e isso reduz a fome, o que não acontece com a ingestão de gorduras e carboidratos simples.

O fato é: Caloria é apenas uma unidade de medida energética e ela não pode ser considerada o fator mais importante em uma dieta. As calorias de comidas gordurosas podem até ter a mesma quantidade energética do que as comidas saudáveis, mas diferem muito em qualidade. Sendo assim, mais uma comparação: tanto o pão branco quanto o pão integral podem ter a mesma carga calórica, mas quando o corpo metaboliza cada um dos alimentos, vai eliminar muito mais calorias o pão integral, que é rico em fibras e um carboidrato complexo, do que o pão branco.

Por isso, mesmo que cortar calorias seja importante para emagrecer, prestar atenção em qual alimento está sendo ingerido, é mais importante ainda.

1 comentário:

  1. Olá, Valter!
    O importante é não exagerarmos em nada. Até a frutose não pode ser consumida em grande quantidade por diabéticos.
    Até mais!

    ResponderEliminar